E é neste contexto que através das abordagens na evolução da administração que desenvolvemos uma tabela analisando essas evoluções com pensamento mecanicista e orgânico.
Clique no link abaixo e confira:
Efeito borboleta é um termo que se refere às condições iniciais dentro da teoria do caos a qual o filme “Efeito Borboleta’ faz referência. Ao fazer um análogo entre o filme e o que ocorre nas organizações, universo em que não existe formula de bolo pronto e que sempre haverá contingências, as quais deveram estar preparadas para elas.
Ao analisar o filme podemos relacionar o seu conteúdo as Teorias do Caos, a Teoria Sistêmica e a Teoria da Contingência. Relata explicitamente sobre as atitudes que são modificadas no passado e geram inúmeras conseqüências talvez devastadoras em outras partes do mundo, e nessas mesmas atitudes não há nada absoluto, tudo pode ser modificado, porém não devem ser considerado padrão de acordo somente como estudo e analise do individuo, mas sim a sociedade como um todo. Percebemos que as três teorias entrelaçam, visto que todas vão tratar do comportamento e ao interligarmos com o filme verifica-se que as atitudes de hoje vão sim modificar o amanhã.
Para nós, futuros administradores vale salientar que devemos refletir antes de tomar qualquer atitude e que não temos que saber de tudo, nem tampouco prever as reações e ações de quem compartilham o mesmo espaço que nós. Na empresa o inesperado sempre pode acontecer.
O modelo de gestão do SPFC surgiu das evidências de três dimensões organizacionais: Variação patrimonial, geração de receitas e resultados dos campeonatos. Os gestores usufruem habilidade e capacidade de manter a racionalidade do processo administrativo com objetivos em longo prazo. A capacidade de comprometer-se com grandes desafios e comumente audaciosos são pontos marcantes nessa organização. Eles Buscam entre seus associados, pessoas que tenham formação, conhecimento ou experiência profissional que possam contribuir para a sua operacionalização.
Nas organizações devemos introduzir algumas palavras chaves: racionalidade administrativa; visão de longo prazo; meta; resultados. O planejamento é elaborado apartir da analise dos ambientes interno e externo, que permitem identificar, simultaneamente, as competências distintivas da organização e os fatores chaves de sucesso adequado ao ambiente externo, levando o clube a ocupar a 11º posição em uma pesquisa mundial analisando os times com o melhor desempenho nos últimos 12 meses no mundo.
E com está visão administrativa o São Paulo conseguiu conquistar quatro objetivos:
* Torna-se um clube reconhecido no exterior,
* Diversificar os seus produtos como forma de ampliar fontes de receita,
* Transformar o seu estádio em uma arena multiuso,
* Ter a maior torcida brasileira e a valorização da marca,
O conjunto desses elementos que são continuidade dos projetos, racionalidade, capacidade técnica das pessoas indicadas para ocupar cargos diretivos, habilidade para administrar os conflitos e interesses que caracterizam as organizações. Resulta em uma associação esportiva com uma situação financeira estável e com capacidade de se adaptar as mudanças. Visando sempre buscar o equilíbrio entre os resultados nos campeonatos esportivos e as ações administrativas.