terça-feira, 22 de setembro de 2009

EFEITO BORBOLETA

“Algo tão pequeno como o vôo de uma borboleta, pode causar um tufão do outro lado do mundo.” Teoria do Caos.

Efeito borboleta é um termo que se refere às condições iniciais dentro da teoria do caos a qual o filme “Efeito Borboleta’ faz referência. Ao fazer um análogo entre o filme e o que ocorre nas organizações, universo em que não existe formula de bolo pronto e que sempre haverá contingências, as quais deveram estar preparadas para elas.

Ao analisar o filme podemos relacionar o seu conteúdo as Teorias do Caos, a Teoria Sistêmica e a Teoria da Contingência. Relata explicitamente sobre as atitudes que são modificadas no passado e geram inúmeras conseqüências talvez devastadoras em outras partes do mundo, e nessas mesmas atitudes não há nada absoluto, tudo pode ser modificado, porém não devem ser considerado padrão de acordo somente como estudo e analise do individuo, mas sim a sociedade como um todo. Percebemos que as três teorias entrelaçam, visto que todas vão tratar do comportamento e ao interligarmos com o filme verifica-se que as atitudes de hoje vão sim modificar o amanhã.

Para nós, futuros administradores vale salientar que devemos refletir antes de tomar qualquer atitude e que não temos que saber de tudo, nem tampouco prever as reações e ações de quem compartilham o mesmo espaço que nós. Na empresa o inesperado sempre pode acontecer.

5 comentários:

  1. Excelente analise sobre o filme, vcs estão de parabéns. O blog de vcs está ótimo, com muito conteúdo e assuntos interessantes.

    ResponderExcluir
  2. O blog de vcs está maravilhoso, adorei a iniciativa do panfleto junto com o BIS na divulgação do blog.

    ResponderExcluir
  3. Show de bola! Fico muito feliz com a iniciativa de vocês. Superam as minhas expectativas.
    Gostei da lição sobre como nossas pequenas decisões hoje constroem o amanhã.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todos pelos comentários.
    Estamos empenhados a sempre fazer postagens interessantes como essa.

    ResponderExcluir