sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Teoria contingencial e suas influências para Administração.

A teoria contingencial é a visão de dentro para fora da organização, tudo muda a todo o momento, depende muito das características ambientais para se organizar. As características ambientais condicionam as características organizacionais.

Nos dias atuais a administração das organizações sofre mudanças constantes em face às influências sofridas pelo ambiente geral, levando as mesmas a realizarem constantes modificações em seus planejamentos, ações, metas e aperfeiçoamentos permanentes na qualidade de seus produtos e serviços com menor custo, assegurando sua perpetuação no mercado e tornando-a mais competitiva.

O grande desafio dos administradores com as mudanças constantes do ambiente em função do grande dinamismo decorrente dos aspectos da globalização e o rápido avanço tecnológico são as incertezas do mercado, que irá definir como bom administrador o que tenha a maior sensibilidade a perceber e antecipar-se a estas mudanças e interpretá-las da melhorar forma para alinhar com o objetivo das organizações visando melhoria continua.
Mas a empresa não pode ficar só condicionada ao fator ambiente, precisa olha também o valor evolutivo do funcionário e a sua capacidade de adaptação e flexibilidade.

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

Um comentário:

  1. Por favor, usem suas próprias palavras para explicarem as ideias de outros autores. A citação direta deve ser usada com extrema parcimônia, e formatadas segundo as normas da ABNT (vejam isso com a professora de Métodos).
    Abraços!

    ResponderExcluir