segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Modelo de Gestão do São Paulo Futebol Clube

Perante o cenário hipotético em que se encontram os clubes brasileiros de futebol, o São Paulo Futebol Clube destaca-se pelo seu grande diferencial na capacidade de gestão e no seu desempenho econômico-financeiro.

O modelo de gestão do SPFC surgiu das evidências de três dimensões organizacionais: Variação patrimonial, geração de receitas e resultados dos campeonatos. Os gestores usufruem habilidade e capacidade de manter a racionalidade do processo administrativo com objetivos em longo prazo. A capacidade de comprometer-se com grandes desafios e comumente audaciosos são pontos marcantes nessa organização. Eles Buscam entre seus associados, pessoas que tenham formação, conhecimento ou experiência profissional que possam contribuir para a sua operacionalização.

Nas organizações devemos introduzir algumas palavras chaves: racionalidade administrativa; visão de longo prazo; meta; resultados. O planejamento é elaborado apartir da analise dos ambientes interno e externo, que permitem identificar, simultaneamente, as competências distintivas da organização e os fatores chaves de sucesso adequado ao ambiente externo, levando o clube a ocupar a 11º posição em uma pesquisa mundial analisando os times com o melhor desempenho nos últimos 12 meses no mundo.

E com está visão administrativa o São Paulo conseguiu conquistar quatro objetivos:

* Torna-se um clube reconhecido no exterior,
* Diversificar os seus produtos como forma de ampliar fontes de receita,
* Transformar o seu estádio em uma arena multiuso,
* Ter a maior torcida brasileira e a valorização da marca,

O conjunto desses elementos que são continuidade dos projetos, racionalidade, capacidade técnica das pessoas indicadas para ocupar cargos diretivos, habilidade para administrar os conflitos e interesses que caracterizam as organizações. Resulta em uma associação esportiva com uma situação financeira estável e com capacidade de se adaptar as mudanças. Visando sempre buscar o equilíbrio entre os resultados nos campeonatos esportivos e as ações administrativas.

9 comentários:

  1. Muito interessante. Na sexta me falaram de uma universidade criada pelo Vanderley Luxemburgo para formar profissionais para várias áreas do futebol, inclusive a área de gestão.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da iniciativa de vcs.
    A parte que eu mais gostei foi a do BISS.
    Vai ter Biss amanhã? rsrsrs
    Brincadeiras a parte, o Blog está ótimo.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pelo blog!
    Está show.

    Aproveitando, visitem a do meu grupo, primeiro semestre de contábeis: http://www.informacoescontabeis.blogspot.com/

    Obrigada...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos.
    Faremos sempre o possível para continuar postando matérias interessantes.

    ResponderExcluir
  5. O futebol hoje se tornou uma grande organização geradora de dinheiro, agora os nossos clubes baianos deveriam acompanhar a grande gestão do São Paulo para entrar no roll dos grandes e bem estruturados clubes do mundo. Parabéns a equipe pelo blog e pela iniciativa do panfleto.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Robson.
    Realmente os clubes baianos têm muito o que aprender com o modelo de gestão do São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. REALIMENTE O CLUBE SAO PAULO EO MEHLOR

    ResponderExcluir
  8. VC TBM SAO MUITOS LEGAIS MAS EU AMO SAO PAULO!

    ResponderExcluir