quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A Globalização nas Organizações

As organizações estão passando por grandes transformações e se adaptando ao novo cenário mundial. Os avanços tecnológicos, a imensa dinâmica na velocidade das informações, as privatizações e fusões de grandes empresas, as hiper-competições entre as organizações, etc. São fatores que evidenciam o atual cenário Globalizado.

A globalização é o assunto do momento, aparecendo nos circuitos intelectuais e nos meios de comunicação, tornando possível à união de paises e povos, pois é um fenômeno de integração econômica, social e política. O fator mais importante que evidencia esta união é a Internet, pois é impossível falar de globalização sem mencionar essa ferramenta de fundamental importância para troca de informações.

A globalização da economia sofreu significativamente com a crise financeira mundial ocorrida recentemente e que teve seu inicio com a quebra de bancos nos EUA, decorrente da uma crise no mercado imobiliário Americano. A crise abalou à economia globalizada, levando muitas organizações a falência e aumentando o índice de desemprego.

Com a intensificação da crise, ter uma formação de nível superior já não é mais garantia de um bom desempenho no mercado de trabalho. O profissional precisa estar preparado para atuar em uma comunidade globalizada o que exigirá habilidades que vão além daquelas aprendidas na grade curricular tradicional.

Para atender as exigências da globalização, as empresas hoje procuram o profissional criativo, visionário, bem informado e capacitado a exercer suas tarefas com flexibilidade, sendo crítico, alerta, curioso, possuir espírito de liderança e elevado senso de trabalho em equipe..

A prática global requer um profissional que, além da capacidade técnica, seja poliglota, amplamente instruído e culturalmente bem informado. Conhecedor dos mercados, empreendedor e inovador, além de muito flexível, adaptativo e móvel, seja virtual ou fisicamente, pois as organizações estão valorizando o capital intelectual como valores patrimonial.

2 comentários:

  1. Parabéns a Equipe,

    Os assuntos abordados e bem comentados estão sempre me chamando atenção, pois são temas atualizados e que estão sempre em destaques na mídia. Continuem postando esses tipos de assuntos que são de interesse de todos e principalmente de nós futuros Administradores.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde,

    Muito bom o tema e a abordagem do assunto esta bem Clara. Percebemos que o mundo esta encolhendo, parece ser loucura, mas é a pura verdade. Hoje a informação chega praticamente de forma simultânea a qualquer lugar do planeta e isso nos dá a sensação de estramos presente em todo local onde acontece determinado fato.
    Parabéns a toda equipe e a Faculdade por esse tipo de iniciativa de trabalho em grupo.

    ResponderExcluir