quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Competência Emocional

Podemos se dizer que o indivíduo que possui um alto grau de IE não assegura que ele adquiriu as competências emocionais que tem importância para o trabalho. Pode significar tão somente que ele possui um excelente potencial para adquirir essas competências.

Exemplo: Pelé se não tivesse tido treinamento e orientação adequadas possivelmente não teria sido o atleta do século; Pavaroti se não tivesse tido aulas de canto, não desabrocharia, etc. Temos hoje cerca de 300 estudos patrocinados por diversas empresas em todo o mundo que demonstram que o caminho para a excelência atribui peso muito maior às competências emocionais do que às capacidades cognitivas.


O gerente de um banco privado suíço, por exemplo, foi categórico em sua afirmação: "Meu trabalho é algo parecido com o de um padre ou médico de família. Não se pode trabalhar num banco privado sem utilizar a inteligência emocional, especialmente à empatia. Tem-se de pressentir o que o cliente espera ou receia, mesmo que ele não seja capaz de traduzir isso em palavra".

Teremos uma base sobre a Inteligência Emocional (IE) irá determinar o potencial de um indivíduo para aprender as habilidades práticas que estão baseadas nos seguintes itens:

auto – percepção;

motivação;

auto – regulação;

empatia;

aptidão natural para os relacionamentos


A COMPETÊNCIA EMOCIONAL COM A VIDA MODERNA

Além dos quadros clinicos conhecidosque podemos ver a moderna psicologia se ocupa com o lado sadio da mente, como o auto-conhecimento, como vimos no item acima a competência emocional e a auto-estima, são ingredientes essenciais para a sobrevivência e qualidade de vida em nossos tempos.

Na vida moderna as mudanças e transformações ocorrem com alucinante rapidez quando menos esperamos. A solução encontrada hoje se torna o problema de amanhã. Convivemos com níveis de stress impensáveis décadas atrás, geradas pela necessidade de adaptação constante, face á obsoletização imediata gerada pelo próprio progresso tecnológico.


Competência emocional não é “ausência de problemas”, mas desenvolvimento da capacidade de solucioná-los, na medida em que ocorram. Mais que um “dom” é uma conquista. Algo como uma “alfabetização emocional”. Identificar nossas emoções e lidar adequadamente com elas. De tornar nosso comportamento previsível, submetendo a ilogicidade ao controle da razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário