quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Importância da Contabilidade como fonte de Informação para tomadas de decisão


À medida que a tecnologia da informação tem avançado e a pressão competitiva tem forçado inovações dentro das organizações, no contexto empresarial atual, gran­des empresas buscam constantemente meios de informações que apresenta resultados confiáveis em suas tomadas de decisões, de modo a aumentar a competitividade de suas atividades.


Dessa maneira, os gestores adotam instrumentos como a contabilidade, que permitem maior flexibilidade, ve­locidade, inovação e integração para atuar num ambiente formado por constantes mudanças. A contabilidade gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os administradores.


As mudanças no ambiente empresarial tem impacto na contabilidade gerencial. A Contabilidade Gerencial tem por objetivo propiciar aos seus usuários, seja ele pessoa física ou jurídica, base seguras a suas decisões, facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho, auxiliando empresários a fim de controlar, planejar e corrigir as falhas na empresa, proporcionando um melhor gerenciamento.


A contabilidade, compreendida como um “banco de dados” que contempla informações sobre todos os eventos econômicos e empresariais, mensurador por medidas físicas e monetárias, o qual não se limita apenas a geração de informações sobre eventos realizados, mas também sobre acontecimentos planejados, apresenta-se na sua mais moderna expressão como um dos mais preciosos sistemas de informação, possibilitando o entendimento de ambos – Contabilidade e sistema de informação – de modo similar.


A Contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objetivo é o patrimônio, busca a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela expressa tanto em termos físicos quanto monetários.” (Resolução CFC Nº 785/95 p.2)


Segundo a resolução CFC Nº 785/95, os atributos que dão veracidade as informações emitidas pelo Contador, em especial aquelas contidas nas demonstrações contábeis, notadamente as previstas em legislação, deve revelar as informações suficientes sobre a entidade. Destacamos os atributos que são indispensáveis nesse processo:


Confiabilidade – é o atributo que faz com que o usuário aceite a informação contábil e a utilize como base para tomada de decisões.


Tempestividade – as informações contábil deve chegar ao conhecimento do usuário em tempo hábil.


Compreensibilidade – as informações deve ser exposta da forma mais compreensível possível ao usuário que de destine.


Comparabilidade – possibilita ao usuário o conhecimento da evolução entre determinada informação ao longo do tempo numa mesma entidade ou em diversas entidades, ou a situação desta num momento dado.


No mundo competitivo de hoje, o uso efetivo da Contabilidade como elemento de estratégia competitiva é primordial, e neste contexto, passam a serem necessários sistemas integrados que possibilitem a obtenção de informações consistentes, em tempo real, de todas as áreas das entidades, permitindo o fluxo d informações entre todas as atividades.


A Contabilidade e os Contadores vêm sendo mais e mais requisitados a suprir toda a organização com melhores serviços e informações. O Contador como profissional é solicitado a ser empresário, e sair de sua posição tradicional de “dono dos dados” para um novo papel, o de gerente de serviços de informação e facilitador na tomada de decisão. Portanto o Contador e o Sistema de Informação Contábil devem estar totalmente integrados aos objetivos da organização, tanto internos quanto externos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário